Na última quinta-feira (19.01), a Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) se reuniu com representantes da Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso - Remp-MT, para a troca da coordenação da Rede. Simone Ribeiro Nolasco, membro-fundadora e coordenadora da Rede, desde 2010, entregou a posse da Remp à professora Jocenaide Maria Rossetto Silva. Simone ressaltou que a escolha da professora Jocenaide para assumir a coordenação da Rede se deve à ampla experiência e produção intelectual desenvolvidas na área pela historiadora.
Com a transferência à Jocenaide, a sede da Rede passa a ser em Rondonópolis, cidade em que reside a professora. Jocenaide afirmou que a transferência da gestão para Rondonópolis facilitará a interiorização das ações da Remp. “Quando eu vejo uma proposta como essa e que tem Mato Grosso eu não consigo pensar localizado. Então o desafio é envolver as cidades do Estado. Em especial, aquelas cidades mais longínquas e os museus que estão espalhados pelo Estado de Mato Grosso”, salientou a professora.
A historiadora ainda reforçou a importância da parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e o Sistema de Museus de Mato Grosso “A gente só pode pensar em alguma coisa maior a partir de um começo consolidado, como a que vocês tiveram aqui. Porque quando uma iniciativa não tem o apoio de instituições como o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e a Secretaria de Estado de Cultura, ela não sobrevive por muito tempo”, afirmou Jocenaide.
Também estiveram presentes na reunião a capitã da Polícia Militar, Vânia Garcia Rosa, e a sargento Cláudia Delgado, representantes do Museu, Cel P.M. Ubaldo Monteiro da Silva. A instituição foi o primeiro museu convidado a fazer parte da Rede na nova gestão, que pretende convidar os demais museus do Estado a se integrarem à Rede na primeira Assembleia de 2012, que deverá acontecer no dia 25 de abril em Cuiabá. Durante a reunião, a professora Simone Ribeiro Nolasco ressaltou que a Rede é voltada ao público interessado no segmento de museus e patrimônio, não havendo a necessidade das pessoas atuarem profissionalmente no setor. Atualmente, a maioria dos membros participantes é de professores e alunos da graduação.
A Remp-MT é uma Rede que surgiu em 2010 com o objetivo de reunir pessoas atuantes e interessadas em museus e patrimônio, material a imaterial, para trocar experiências e conhecimentos sobre a realidade do setor. A Remp-MT faz parte da Rede de Educadores em Museus nacional, com sede no Rio de Janeiro, que faz a interlocução com o Ibram, órgãos e Associações de Museus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário