03 a 06 de Outubro de 2011
Local: Reitoria da UFMG e Escola de Ciência da Informação UFMG
Informações Gerais
Os desafios da pesquisa contemporânea têm colocado para os pesquisadores a necessidade de percorrer uma trajetória transdisciplinar (Humanidades, Tecnologias, Inovações Tecnológicas, Empreendedorismo).
Um dos óbices tem sido conseguir manter esse diálogo entre os vários campos do saber, envolvidos no processo de construção da pesquisa em ciências sociais aplicadas, principalmente a museologia e o desenvolvimento de pesquisas em inovação tecnológica, as tecnologias interface com as ciências sociais aplicadas. Correlacionar temas emergentes que são e ou poderão vir a ser considerados estratégicos para uma política de Estado. Como, por exemplo, a relação Patrimônio e Inovação Tecnológica.
O Grupo de pesquisa e estudos em Museologia-Arte-Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC/ UFMG-ECI ) já enfrenta o desafio de fazer dialogar os campos da ciência, da arte, do patrimônio e da tecnologia; ramos do conhecimento, por definição multidisciplinares. Essa necessidade de diálogo tem se colocado como condição primordial para a construção de um conhecimento, ao mesmo tempo válido e de rápida aplicabilidade no campo da museologia, dos saberes museais.
Objetivo
Contribuir para a criação de novas abordagens de pesquisa no campo da museologia e sua interface com a arquivologia, biblioteconomia, antropologia, inovação tecnológica, arquitetura, design, literatura, cinema, filosofia, educação, história e empreendedorismo.
Promover o encontro e a cooperação entre grupos de pesquisa e estudos em museologia e áreas afins, sobretudo entre os grupos de pesquisa da Escola de Ciência da Informação da UFMG.
Público-alvo
Estudantes de graduação e pós-graduação; profissionais da museologia e de outras áreas do conhecimento, pesquisadores.