Contatos:
Joseanne Marques josibibli@hotmail.com e Jocenaide Rossetto jocenaide@hotmail.com

domingo, 11 de setembro de 2011

CONVITE PARA O CURSO FORMAÇÃO DE EDUCADORES PATRIMONIAS

PROJETO DE ANÁLISE E TRATAMENTO FOTOGRÁFICO: O CASO DA CRIAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO DE RONDONÓPOLIS

Luis Antonio Santos Feitosa - contato: f_luizinho@hotmail.com
Ana Cristina de Albuquerque - contato: albuanati@hotmail.com

RESUMO
A presente pesquisa visa fazer uma proposta de análise e tratamento de documentos fotográficos para o novo museu da cidade de Rondonópolis – MT. Abordaremos como essas imagens podem ser descritas e expostas ao público, dando ênfase à indexação das imagens como forma de recuperação de suas informações. Por se tratar documentos históricos, as fotografias em questão precisam de cuidados especiais e especializados, sendo que uma fotografia necessita de regras e métodos específicos para sua análise. A pesquisa irá destacar quais as melhores formas para que estes documentos sejam tratados tecnicamente, a fim de salvaguardar a memória local. Pretendemos contribuir para que pesquisadores, historiadores e a sociedade em geral possam conhecer a história da cidade, assim como ajudar a organizar o acervo do futuro museu.
Palavras-chave :Fotografia. Análise Fotográfica. Retratos de Família. Museu


Disponível em http://www.ufg.br/this2/uploads/files/74/projeto_de_analise_e_tratamento.pdf. Acesso em 07 de setembro de 2011.

OFICINA MUSEU, MEMÓRIA E CIDADANIA E SEUS DESDOBRAMENTOS EM RONDONÓPOLIS - MT

Esta oficina, realizada de 25 a 27 de agosto de agosto de 2009, na Biblioteca Rachid J. Mamed foi um projeto da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Ministério da Cultura-DEMU com apoio do Departamento de Cultura de Rondonópolis.
Foi naquela oportunidade que começamos a pensar este Blog e o Grupo de Pesquisas INTERFACES: HISTÓRIA, MUSEOLOGIA E CIENCIAS AFINS/HIS/UFMT . Os dois empreendimentos se concretizaram e caminham em direção a sua consolidação. Vejam uma notícia da oficina:

Rondonópolis recebe Oficina Museu, Memória e Cidadania
"Contextualizar a participação efetiva e constante da comunidade nas reflexões, projetos e práticas museológicas, discutindo a importância do diálogo entre as instituições governamentais, não-governamentais, educativo-culturais e a sociedade na busca de políticas culturais. Esse é o objetivo da Oficina Museu, Memória e cidadania que será em Rondonópolis a partir da próxima terça (25).
A oficina ministrada pelo Museólogo, Poeta e Arte Educador Valdemar de Assis Lima irá problematizar o papel dos museus no processo de inclusão social e valorização identitária cultural, promovendo a investigação, com base em pressupostos teórico-metodológicos de estudos de caso, o desenvolvimento de projetos e ações culturais que, mediante a socialização dos bens culturais, fomentem a valorização da cidadania e a preservação da memória sócio-cultural.
As inscrições estão abertas na biblioteca municipal de Rondonópolis até a próxima sexta-feira (21). Podem participar da oficina profissionais e técnicos de museus e instituições educativo-culturais, educadores, museólogos e demais pessoas interessadas no temário. A oficina faz parte das ações do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com a Secretaria de Estado de Cultura por meio do Sistema Estadual de Museus.
Serviço:
O que: Oficina Museu, Memória e Cidadania Local: Biblioteca municipal de Rondonópolis Horário: 8h às 12h e 14h às 18h Dias: 25, 26 e 27 Informações: (65) 3613-0205 / (66) 3411-5324 Fonte: Assessoria SEC/MT18/08/2009 11:17 Postado por Curso UNESCO/DUO/EAD Turma 2 "Como gerir um museu" às terça feira, 18 de agosto de 2009.


http://cursounescoduoead2009.blogspot.com/2009/08/rondonopolis-recebe-oficina-museu.html " .

FAZEMOS HISTÓRIA, PORQUE PESQUISAMOS E REGISTRAMOS COMO NASCEM E SE MULTIPLICAM AS AÇÕES MUSEOLÓGICAS

1.
SILVA, Jocenaide Maria Rossetto. HISTÓRIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS MUSEUS DE MATO GROSSO (2003 a 2009). Rio de Janeiro: IPHAN, 2009. (monografia Coordenação Geral de Pesquisa, Documentação e Referência – COPEDOC
1° Edital de Seleção de Pesquisas - A Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil)
 
RESUMO
A pesquisa “História da preservação do patrimônio cultural:  as políticas públicas e os  museus de Mato Grosso  (2003 a 2009)” foi desenvolvida conforme 1º Edital IPHAN/Copedoc/Fundar, de seleção de pesquisa da preservação do Patrimônio Cultural no Brasil. Tem o objetivo de analisar  e escrever sobre as políticas públicas e as práticas da preservação da memória nos museus de Mato Grosso no período de 2003 a 2009, sob o foco da História Cultural.   Para tanto, adotamos os métodos de análise documental para a escrita da história (serial, qualitativo, oral e análise de conteúdo). Reunimos documentação primária e secundária expedida pelo Ministério da Cultura; IPHAN; Sub-regional da 14ª SR do IPHAN _ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Secretaria de Cultura do Estado de Mato  Grosso e os museus: Rondon –MR/UFMT,  Histórico de Mato Grosso_MHMT e o Museu Rosa Bororo, em Rondonópolis. Também, fizemos registro fotográfico, organizamos arquivos, coletamos depoimentos, procedemos com observações in loco;  enfim, analisamos dados para compor esta monografia, na qual apresentamos os resultados da pesquisa em três partes que se complementam.    Na primeira apresentamos um  Histórico das políticas para preservação do patrimônio cultural no Brasil e em Mato Grosso;  na segunda parte tratamos da  Política Nacional de Museus e sua implementação no estado de Mato Grosso, no período de 2003 a 2009;  e na terceira parte mostramos  a situação dos museus de Mato Grosso  de 2003 a 2009, os avanços e as perspectivas. Enfim, ressaltamos que os resultados da pesquisa serão também socializados em artigo científico e apresentados no Seminário  de pesquisa, no Rio de Janeiro, organizado pela Coordenação Geral de Pesquisa, Documentação e Referência _ COPEDOC.

Texto Completo disponível em: http://www.4shared.com/document/2EaAMFoU/JOCENAIDE_MONOGRAFIA_COMPLETA.html

MUSEU DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS

PROJETO ARQUITETÔNICO DO MUSEU DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS/UFMT
Jocenaide M. Rossetto Silva - contato: jocenaide@hotmail.com
Ivanildo José Ferreira - contato: ivanildo.adv@hotmail.com
Jociane Campagnollo - contato jocianeroo@hotmail.com

Disponível em:  http://www.4shared.com/document/NIEb-wiK/PROJETO_A.html

MULHERES : Exposição ‘Rosas Pioneiras’ abre a 5ª edição do evento Primavera dos Museus


Matusalem Teixeira

Uma exposição marcada no Museu Rosa Bororo tem o objetivo de resgatar a história das mulheres pioneiras do município e mostrar as contribuições que tiveram para o conhecimento da vida social e política da cidade. Intitulada ‘Rosas Pioneiras’, a mostra fica a disposição da população rondonopolitana entre os dias 5 e 30 de setembro. São vestuários e objetos pessoais que retratam a vida naquela época.
A exposição faz parte da programação da 5ª Primavera de Museus – 2011, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e pelo Ministério da Cultura. O tema escolhido este ano é Mulheres, Museus e Memórias, e os municípios contemplados devem organizar um espaço para a avaliação sobre como o gênero feminino é pensado na contemporaneidade.

O Museu Rosa Bororo é aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. A exposição é realizada todos os anos, sempre no começo da estação. O objetivo é sensibilizar os representantes dos museus e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade.

EMILI ARCHER Redação/Ascom