Contatos:
Joseanne Marques josibibli@hotmail.com e Jocenaide Rossetto jocenaide@hotmail.com

sexta-feira, 15 de junho de 2012

VISITA AO MUSEU DE PRÉHISTORIA CASA DOM AQUINO: IMAGENS, IMAGINÁRIO E HISTÓRIA

Jocenaide M. Rossetto Silva1

Muito se diz sobre a cultura material na história. Os vestígios podem ser de tamanhos e proporções variados, completos ou fragmentados. Dia 03 de feveiro de 2012 tive a satisfação de visitar um local designado como lugar de memória, no caso o Museu da Préhistória Casa Dom Aquino, localizado em Várzea Grande, MT. Satisfação porque este era um desejo acalentado por algum tempo, devido as referências de amigos, artigos e outras situações que porvocavam-me a curiosidade.
O próprio nome “Museu da Préhistoria Casa Dom Aquino”, parecia- me um tanto desajustado, projetava-me idéias sobre duas situações que senão opostas, díspares: a préhistória que eu associo a arqueologia; e, Dom Aquino, que remete-me a memórias de leituras feitas sobre uma personalidade religiosa e política de Mato Grosso. A localidade eu nunca compreendia direito, Cuiabá ou Varzea Grande? Dentre tantos defeitos intelectuais que tenho, um deles é que a história para fazer sentido para mim, precisa de alguma maneira, “ser vista de perto”. Assim, me sentia em relação ao rio Guaporé, que faz a divísa entre o Brasil e a Bolívia. Até que no final de novembro de 1999, pude visitá-lo __ devido a um curso que ministrei em Pontes de Lacerda__ momento que pude apreciá-lo da margem e dele me apropriar, quando troquei um almoço por um iogurte e passiei de barco pelas suas águas profundas e escuras.

Baixar texto completo: 
                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário