Contatos:
Joseanne Marques josibibli@hotmail.com e Jocenaide Rossetto jocenaide@hotmail.com

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Horto florestal

CONVITE PARA PESQUISAR OS MUSEUS DE MT

CONVITE PARA PESQUISAR OS MUSEUS DE MT: CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DOS MUSEUS DE MATO GROSSO: GESTÃO, PROBLEMÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Grupo de Pesquisas - INTERFACES: HISTÓRIA, MUSEOLOGIA E CIÊNCIAS AFINS (HIS/ICHS/CUR/UFMT)

Contato: jocenaide@hotmail.com - 66 8122 3009
APRESENTAÇÃO:

O PROJETO: CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DOS MUSEUS DE MATO GROSSO: GESTÃO, PROBLEMÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS se encontra em fase de elaboração e aceita outros pesquisadores e/ou funcionários dos Museus de Mato Grosso, cuja adesão pode ser realizada de 15 de agosto de 2011.

O prazo de adesão ao projeto foi adiado até o dia 29 de setembro de 2011.


OBJETIVOS GERAIS:

- Contribuir para fomentar a pesquisa e registrar a história dos Museus de Mato Grosso.

- Aceitar sub-projetos sobre temáticas e ações pontuais, conforme as necessidades e potencialidades dos Museus parceiros, visando compor o projeto (guarda-chuva) "CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DOS MUSEUS DE MATO GROSSO: GESTÃO, PROBLEMÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS"


SLIDES PRODUZIDOS PELOS PESQUISADORES DA OFICINA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

         
       Trabalhos apresentados pelos grupos no final da Oficina Elaboração de Projetos para o Patrimônio Cultural

Profa. Ms. Jocenaide Rossetto

1.       OFICINA PATRIMÔNIO CULTURAL DE RONDONÓPOLIS


3.       PRAÇAS E PARQUES

4.       BIBLIOTECA

5.       PRÉDIO DO CINEMA E PADARIA PÃO GOSTOSO

ESTUDOS E PROPOSTAS PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL E O SISTEMA DE MUSEUS DE RONDONÓPOLIS

    O PATRIMÔNIO CULTURAL  em suas dimensões MATERIAL E IMATERIAL  é tema de debates, políticas públicas, programas  e projetos nos principais municípios do Brasil e demais países. A UNESCO aponta parâmetros para a cultura enquanto ferramenta para o desenvolvimento social  e os Bens culturais SÃO CONSIDERADOS ATIVOS ECONÔMICOS. 
              Senhores gestores do poder público, observem suas responsabilidades! ...
              A herança patrimônial sendo valorizada, conservada e divulgada é geradora de divisas por meio do turismo local perpassando os sentimentos  de amor pelo lugar. São os Bens Patrimoniais portadores de histórias que promovem a  “identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” e, no caso em debate, da sociedade rondonopolitana.   
               Pensemos nas formas de expressão   dos habitantes de nossa cidade, dos  Bororo, de outras etnias, dos grupos e das famílias procedentes de todas as partes do Brasil e mesmo do mundo, e então, teremos uma  riqueza cultural maravilhosa: os modos de criar, fazer, viver; as  criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;  os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
                A cultura de todos os locais estão sempre em formação, porque a cultura é dinâmica e viva. As sociedades por meio de órgãos competentes elegem representações da cultura, para isso consideram nos Bens Culturais os significados social, cultural, histórico, político, econômico entre outros.
                 Rondonópolis é uma jovem cidade, cuja história patrimonial esta sendo escrita lentamente. Em 1987  grupos de cidadãos já se preocupavam com as questões políticas  relativas ao Patrimônio Histórico e Cultural. Então,  pela Lei nº 1.378,  estabeleceram normas para a sua preservação e, nas décadas seguintes até a atualidade, já se somam a esta, mais quatro Leis   que  contemplam a criação e os cuidados com a nossa herança cultural:  o Arquivo Histórico Municipal; o Museu Rosa Bororo; o Tombamento de 11 imóveis e o Ipê Amarelo da Praça Brasil.
               Com objetivo de regulamentar tais Leis foram elaborados  quase uma dezena de decretos instituindo comissões, das quais participaram professores, estudantes e profissionais liberais e outros cidadãos competentes para eleger as representações do PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL DE RONDONÓPOLIS.  O trabalho  foi realizado gratuítamente por estas pessoas da sociedade, e resultaram em  43 processos de tombamento, com estudos significativos da cultura local, que permanecem desde 1987, sob a guarda do Departamento de Cultura do município.
                  Diante do exposto, se indaga:  Em que situação física se encontram na atualidade os Bens Culturais estudados e eleitos (em 1997)  como representação da História de Rondonópolis?  O  Tombamento das  11 edificações se efetivaram? Os proprietários foram notificados e se beneficiaram da isenção de impostos instituida pela Lei 2.930 de 24 de junho de 1998? Quais foram as ações de educação patrimônial realizadas com estes proprietários? 
                 Estes e outros temas correlatos foram debatidos com 40 pessoas, na Oficina de elaboração de projetos  “Um Diagnóstico do Patrimônio Cultural de Rondonópolis”
ministrada pela doutoranda em História Social pela PUC, Profa. Jocenaide Maria Rossetto, do Departamento de História da UFMT.  A Oficina foi realizada na Biblioteca Municipal Rachid J. Mamed, com subsídio do edital de Intercâmbio  e a Coordenação do Patrimônio Histórico e Cultural  promovido pela  Secretaria de Estado de Cultura,  em  parceria com o Departamento de Cultura do município, no período de 18 a 23/08/2011.

                 Na manhã do dia 23 de agosto, os cursistas que  elaboraram projetos e os desenvolveram, apresentaram os diagnóstic os  as autoridades: Maria Antulia Leventi, Coordenadora do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura; o vereador Adonia Fernandes; o Prof. Rosalino Teodoro Velasco, Secretario de Cultura do Município de Itiquira;  a profa. Susan Meire Moretti Binha, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Rondonópolis; a profa. Sandra Elisa Turcatto, Coordenadora de Cultura do municipio de Rondonópolis; a Sra. Ana Paula Roberto Ferreira, Diretora do Museu Histórico de Itiquira; o Sr. Vicente Albuquerque Maranhão, Gerente do Museu Rosa Bororo.
                 Os diagnóstico trouxeram dados históricos, de tombamento e revelaram  as condições atuais da 1ª  praça de Rondonópolis, a  Praça Brasil; e, da praça que abrigou a 2ª feira livre e os carreiros, a Praça dos Carreiros. Em seguida, foram apresentadas  imagens e  informações sobre o ambiente físico e cultural do Horto Florestal,  eleito pela sociedade em 2008, como uma das 7 Maravilhas de Rondonópolis. Na sequencia, o tema foi o prédio tombado em 1998, onde funcionou  o 1º cinema da cidade e a padaria Pão Gostoso, localizado na Avenida Marechal Rondon Nº 647.  Destaca-se que os seis Grupos de Trabalho apresentaram também propostas para a sequência dos trabalhos patrimôniais, com destaque para a indicação da equipe da Biblioteca Rachid J. Mamed que sugeriu o tombamento  do livro  “Do Bororo ao Prodoeste”, escrito por Carmelita Cury e publicado em 1973, devido a sua importância Histórica para Rondonópolis.                 A legislação do Patrimônio Histórico e Cultural de Rondonópolis foi o fio condutor dos debates,  sendo analisada a Lei: 1.482/1988 publicada em 25/04/88 - que instituiu o SISTEMA DE MUSEU em Rondonópolis , com a criação do MUSEU ROSA BORORO.
                  A Oficina de elaboração de projetos  “Um Diagnóstico do Patrimônio Cultural de Rondonópolis” gerou encaminhamentos, para os quais contaremos  com os Vereadores e o Prefeito Municipal. Trata-se da  reativação da Comissão Técnica de Patrimônio  e a  constituição da Comissão de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Rondonópolis; e, da Comissão do Sistema de Museu  de Rondonópolis. Estas comissões serão formadas com representantes das instituições da cidade, da sociedade cicil organizada, e contarão com Grupos de Apoio, dos quais participarão educadores patrimoniais visando contribuir para a agilidade do desenvolvimento dos trabalhos.
               A formação dos educadores patrimoniais  ficará a cargo do Departamento de Cultura de Rondonópolis, que  oferecerá o curso  FORMAÇÃO DE EDUCADORES PATRIMÔNIAIS, na própria Biblioteca Rachid J. Mamed. A agenda será  de um encontro mensal para debates teóricos e ações de educação patrimônial  in loco, com direito a certificado de participação.
               Concluo este memorial informativo com a frase de Jesus martin-Barbero  “Fazer um país é mais do que possibilitar que aquilo que se produz em uma região possa chegar às outras, que o que se produz em outra possa chegar aos portos para ser expostado. Fazer um país é também um projeto político e cultural”.

Rondonópolis, 23 de agosto de 2011.
Jocenaide M. Rossetto Silva[1]



[1] Professora  do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Universitário de Rondonópolis; Doutoranda em História Social na PUC-SP; Mestre em Educação pelo  IE/UFMT. Especialista em educação Ambiental GEO/ICEN/UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa  Interfaces - História, Museologia e Ciências Afins-ICHS/CUR/UFMT.  Contato: jocenaide@hotmail.com

ROSA BORORO EM PAUTA

Para contribuir com os interessados nas questões do Patrimônio Histórico Cultural de Rondonópolis.
1. Sobre Rosa Bororo (acesse o link)
GIMENES, Geiza da Silva e GUERRA, Vânia Maria Lescano. Aspectos identitários do discursohistoriográfico. Raído, Dourados, MS, v. 2, n. 4, p. 21-34, jul./dez. 2008. Disponível em http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/viewFile/95/102. Acesso em 22 ago. 2011.


2. Sobre o Museu Rosa Bororo (acesse o link)
MATA, Maria Lucilene Nunes. Museu Rosa Bororo (1987-2006). Rondonópolis, MT; Departamento de História/ICHS/CUR/UFMT. 2007 (Monografia)
Disponível em


3. Espero que contribua também com os professores que já se preparam para visitar o projeto do SESC com seus alunos: ALDEIA ROSA BORORO SESC DE ARTE E CULTURA - SESC Rondonópolis - 29 a 31/08 - Aberto a visitação: 07h15 às 11h15 / 13h15 às 17h15 / 19h às 22h maiores informações: http://www.sescmatogrosso.com.br/unidade/Rondonopolis/ver_programacao.php?id=949&cod_unidade=11

4. CONTRIBUIÇÃO A HISTÓRIA DOS MUSEUS, O CASO DO MUSEU ROSA BORORO EM RONDONÓPOLIS, MT (1988-2009). Jocenaide Maria Rossetto Silva
http://www.4shared.com/document/yzJVu8J5/CONTRIBUI.html


5. PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DOCUMENTAL COMO UMA GARANTIA DO ACESSO A INFORMAÇÃO, A MEMÓRIA E A CIDADANIA
Mariza Inês da Silva Pioheiro, Edileisa regina Penha da Silva, Alexandre Oliveira Meira Gusmão, Sandra Monteiro de Barros Santos, Valquiria Chaves Barbieri
Disponível em Revista ACB: Biblioteconomia em santa Catarina. Florianópolis, V. 14, n.2, 513-530, jul-dez 2009.

http://www.4shared.com/document/0at9QBhV/PELA_PRES.html

6. MUSEU ROSA BORORO É RECONHECIDO NACIONALMENTE http://www.rondonopolis.mt.gov.br/view_conteudo.php?id=4964

Boa Leitura!
Um abraço.
Jocenaide