Contatos:
Joseanne Marques josibibli@hotmail.com e Jocenaide Rossetto jocenaide@hotmail.com

domingo, 29 de janeiro de 2012

SEC-MT E IBRAM OFERECEM OFICINAS MUSEOLÓGICAS PARA TODO O ESTADO

Por JESSIKA LIMA Disponível em http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=54&cid=4045


A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) oferecerá oficinas para gestores municipais e agentes museológicos dos municípios e Capital que possuem ou tem interesse na implantação de instituições de museus e memórias.
O convite feito pela SEC pede para que os interessados enviem uma solicitação do município ou da instituição até 15 de fevereiro de 2012 para o e-mail: sem_mt@hotmail.com ou fax (65) 3613-0208 A/C Silvania, esclarecendo a necessidade de ter as oficinas em seu município.
Atualmente Estado de Mato Grosso possui aproximadamente 50 museus e instituições. De acordo com a gerente do Sistema Estadual de Museus, Silvania Weisemann, o propósito das oficinas é viabilizar e trazer melhorias para as instituições.
Temas a serem abordados nas oficinas:
• Elaboração de projetos e fomento para a área Museológica;
• Gestão e documentação de acervos;
• Plano Museológico: implantação, gestão e organização dos Museus;
• Museu, memória e cidadania;
• Arquitetura de Museus
• Ação Educativa em Museus;
• Conservação de acervos;
• Treinamento de equipes administrativas e de apoio;
• Expo grafia;
• Implantação de sistemas de Museus;
• Museu e Turismo
• Segurança em Museus
• Museus e Internet.
Informações:
• sem_mt@hotmail.com
• 3613-0214(Coordenadoria de Patrimônio (SEC-MT).

COORDENAÇÃO DA “REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS E PATRIMÔNIO DE MATO GROSSO-REMP-MT “ FOI TRANSFERIDA PARA RONDONÓPOLIS

Por Karina Arruda - especial para SEC-MT Disponível em http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=54&cid=4047



Na última quinta-feira (19.01), a Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) se reuniu com representantes da Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso - Remp-MT, para a troca da coordenação da Rede. Simone Ribeiro Nolasco, membro-fundadora e coordenadora da Rede, desde 2010, entregou a posse da Remp à professora Jocenaide Maria Rossetto Silva. Simone ressaltou que a escolha da professora Jocenaide para assumir a coordenação da Rede se deve à ampla experiência e produção intelectual desenvolvidas na área pela historiadora.
Com a transferência à Jocenaide, a sede da Rede passa a ser em Rondonópolis, cidade em que reside a professora. Jocenaide afirmou que a transferência da gestão para Rondonópolis facilitará a interiorização das ações da Remp. “Quando eu vejo uma proposta como essa e que tem Mato Grosso eu não consigo pensar localizado. Então o desafio é envolver as cidades do Estado. Em especial, aquelas cidades mais longínquas e os museus que estão espalhados pelo Estado de Mato Grosso”, salientou a professora.
A historiadora ainda reforçou a importância da parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e o Sistema de Museus de Mato Grosso “A gente só pode pensar em alguma coisa maior a partir de um começo consolidado, como a que vocês tiveram aqui. Porque quando uma iniciativa não tem o apoio de instituições como o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e a Secretaria de Estado de Cultura, ela não sobrevive por muito tempo”, afirmou Jocenaide.
Também estiveram presentes na reunião a capitã da Polícia Militar, Vânia Garcia Rosa, e a sargento Cláudia Delgado, representantes do Museu, Cel P.M. Ubaldo Monteiro da Silva. A instituição foi o primeiro museu convidado a fazer parte da Rede na nova gestão, que pretende convidar os demais museus do Estado a se integrarem à Rede na primeira Assembleia de 2012, que deverá acontecer no dia 25 de abril em Cuiabá. Durante a reunião, a professora Simone Ribeiro Nolasco ressaltou que a Rede é voltada ao público interessado no segmento de museus e patrimônio, não havendo a necessidade das pessoas atuarem profissionalmente no setor. Atualmente, a maioria dos membros participantes é de professores e alunos da graduação.
A Remp-MT é uma Rede que surgiu em 2010 com o objetivo de reunir pessoas atuantes e interessadas em museus e patrimônio, material a imaterial, para trocar experiências e conhecimentos sobre a realidade do setor. A Remp-MT faz parte da Rede de Educadores em Museus nacional, com sede no Rio de Janeiro, que faz a interlocução com o Ibram, órgãos e Associações de Museus.

EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL NO MUSEU ROSA BORORO‏

Prezados Educadores Patrimoniais

Agradeço aos gestores do Museu Rosa Bororo/Depto de Cultura/Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer por nos oportunizar experiências museológicas muito especiais em 2011:
- Estudos e discussões sobre museologia; política cultural e museológica; a realidade do Museu e da Associação de Amigos;
- Elaboração do Projeto de Modernização do Museu Rosa Bororo encaminhado ao Sr. Prefeito Municipal;
- Planejamento, Curadoria e Catálogação da Exposição comemorativa "15 Anos da Associação de Amigos do Museu Rosa Bororo e 18 Anos do Museu Rosa Bororo", entre outras atividades.

Faço memória que em dezembro/2011 a abertura da exposição foi adiada pelo gerente, Sr. Vicente Albuquerque, até o mês dos referidos aniversários institucionais (abril/2012), quando o espaço expositivo __ espera-se __ esteja adequado as necessidades da proposta: Casa dos Amigos do Museu Rosa Bororo e Espaço de Rosa e da cultura indígena.

Em reunião realizada dia 24/01/2012, as 9h, com os gestores do Depto de Cultura, fomos informados das dificuldades financeiras e de apoio para terminar a exposição, bem como outros projetos do setor.

Assim, agradeço aos EDUCADORES PATRIMONIAIS que participaram conosco, dedicando-se aos estudos e experiências e comunico que os certificados já estão disponíveis aos concluintes, no Depto de Cultura/Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer.

Abraços

Profa. Jocenaide Rossetto