Contatos:
Joseanne Marques josibibli@hotmail.com e Jocenaide Rossetto jocenaide@hotmail.com

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Museu e memória de Rondonópolis: LEVANTAMENTO DAS POTENCIALIDADES DO PATRIMÔNIO CULTURAL (MATERIAL E IMATERIAL) DO BAIRRO VILA PAULISTA (Rondonópolis, MT)

Museu e memória de Rondonópolis: LEVANTAMENTO DAS POTENCIALIDADES DO PATRIMÔNIO CULTURAL (MATERIAL E IMATERIAL) DO BAIRRO VILA PAULISTA (Rondonópolis, MT)

LEVANTAMENTO DAS POTENCIALIDADES DO PATRIMÔNIO CULTURAL (MATERIAL E IMATERIAL) DO BAIRRO VILA PAULISTA (Rondonópolis, MT)

A REMP-MT é parceira nesta atividade em Rondonópolis. Assim como, o Grupo de pesquisa INTERFACES: HISTÓRIA, MUSEOLOGIA E CIENCIAS AFINS ligado ao departamento de História/UFMT-ROO; e o MUSEU UNIVERSITÁRIO (UFMT-RONDONÓPOLIS). Além de representantes  da Comissão do Patrimônio do Município e, ainda, do CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS CULTURAIS DE RONDONÓPOLIS - setorial de Patrimônio Cultural e Museus. 






A visita técnica foi realizada dia 23 de fevereiro de 2014 pela equipe composta por Maximiano Ferraz de AlmeidaMarcia MorenoCélio CarnaúbaJocenaide SilvaJose Roberto de Souza e recepcionada pelo Sr. Roberto Carlos Neto de Oliveira o "Robertinho da Paulista". O trabalho se constituiu no Levantamento das potencialidades do patrimônio cultural do bairro Vila Paulista (Rondonópolis, MT) com vistas a contribuir para instrumentalização técnica e científica da demanda do bairro, bem como, para que os cidadãos ali residentes e outros interessados obtenham maior atenção da SECULT-Rondonópolis, por meio do empenho do Secretario de Cultura, prof. Luciano Carneiro Alves, na gestão do patrimônio Cultural e museológico do municipio.

Os documentos, os objetos, os livros, os recortes de jornais, as fotografias, as memórias, as praticas e modos de fazer, as moradias, os espaços de sociabilidades e outros tantos elementos que compõem a vida dos moradores do local e de Rondonópolis são relevantes para a história e a Cultura material e imaterial do bairro Vila Paulista.

Aproveito para agradecer a profa. Leida Maria Souza Lima (UFMT-GEO-ROO) pela doação ao Sr. Robertinho de mapas e cópia de trabalhos GEO-HISTÓRICOS produzidos na UFMT-ROO, inclusive pela profa. Elenita Fagundes, Circe Bitencourt e Joice de Aguiar Batista em 1988. E outros que se dedicaram as diversas histórias de nossa cidade: a profa. Lázara Ribeiro, Mariza Ines, Inês Dalberto, Professora Cida Gonçalves, Marildes Ferreira Arantes, Maria Elsa Markus, Cristiane Thais Cerzosimo, Flavio Nascimento, Luci Léa Lopes Martins Tesoro e outros....

Reessalto o trabalho de outros professores da UFMT-RONDONÓPOLIS em prol da Memória, da História, da Cultura Matarial e Imaterial do municipio:

- a profa. Laci Maria de Araújo Alves pela sensibilização de várias gerações de estudantes de história que visitaram o bairro Vila Paulista e outras localidades do municipio e ainda, contribuíu para a criação dos espaços de memórias (Sala de Memória Japonesa; sala de Memória da Diocese; o Museu Rosa Bororo),

- o prof. Paulo Isaac pelo trabalho junto aos povos indígenas e o Museu Etnológico Siriema;

- o prof. Ivanildo José Ferreira que partilha comigo as iniciativas para o MUSEU UNIVERSITÁRIO (UFMT-RONDONÓPOLIS)

Bem como, outros que representam uma geração de trabalhadores culturais em especificades e desafios da contemporaneidade: Flavio Trovao, Paula Sampaio, Adilson Francisco, Aguinaldo Rodrigues Gomes,Valéria Filgueiras Dapper, Thaís Leão Vieira, Plinio José Feix, Odemar Leotti, Ney Iared Reynaldo...


Vamos continuar registrando nossa história cultural. 
Dra. Jocenaide M. R. Silva