Contatos:
Joseanne Marques josibibli@hotmail.com e Jocenaide Rossetto jocenaide@hotmail.com

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Museu e memória de Rondonópolis: LEVANTAMENTO DAS POTENCIALIDADES DO PATRIMÔNIO CULTURAL (MATERIAL E IMATERIAL) DO BAIRRO VILA PAULISTA (Rondonópolis, MT)

Museu e memória de Rondonópolis: LEVANTAMENTO DAS POTENCIALIDADES DO PATRIMÔNIO CULTURAL (MATERIAL E IMATERIAL) DO BAIRRO VILA PAULISTA (Rondonópolis, MT)

LEVANTAMENTO DAS POTENCIALIDADES DO PATRIMÔNIO CULTURAL (MATERIAL E IMATERIAL) DO BAIRRO VILA PAULISTA (Rondonópolis, MT)

A REMP-MT é parceira nesta atividade em Rondonópolis. Assim como, o Grupo de pesquisa INTERFACES: HISTÓRIA, MUSEOLOGIA E CIENCIAS AFINS ligado ao departamento de História/UFMT-ROO; e o MUSEU UNIVERSITÁRIO (UFMT-RONDONÓPOLIS). Além de representantes  da Comissão do Patrimônio do Município e, ainda, do CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS CULTURAIS DE RONDONÓPOLIS - setorial de Patrimônio Cultural e Museus. 






A visita técnica foi realizada dia 23 de fevereiro de 2014 pela equipe composta por Maximiano Ferraz de AlmeidaMarcia MorenoCélio CarnaúbaJocenaide SilvaJose Roberto de Souza e recepcionada pelo Sr. Roberto Carlos Neto de Oliveira o "Robertinho da Paulista". O trabalho se constituiu no Levantamento das potencialidades do patrimônio cultural do bairro Vila Paulista (Rondonópolis, MT) com vistas a contribuir para instrumentalização técnica e científica da demanda do bairro, bem como, para que os cidadãos ali residentes e outros interessados obtenham maior atenção da SECULT-Rondonópolis, por meio do empenho do Secretario de Cultura, prof. Luciano Carneiro Alves, na gestão do patrimônio Cultural e museológico do municipio.

Os documentos, os objetos, os livros, os recortes de jornais, as fotografias, as memórias, as praticas e modos de fazer, as moradias, os espaços de sociabilidades e outros tantos elementos que compõem a vida dos moradores do local e de Rondonópolis são relevantes para a história e a Cultura material e imaterial do bairro Vila Paulista.

Aproveito para agradecer a profa. Leida Maria Souza Lima (UFMT-GEO-ROO) pela doação ao Sr. Robertinho de mapas e cópia de trabalhos GEO-HISTÓRICOS produzidos na UFMT-ROO, inclusive pela profa. Elenita Fagundes, Circe Bitencourt e Joice de Aguiar Batista em 1988. E outros que se dedicaram as diversas histórias de nossa cidade: a profa. Lázara Ribeiro, Mariza Ines, Inês Dalberto, Professora Cida Gonçalves, Marildes Ferreira Arantes, Maria Elsa Markus, Cristiane Thais Cerzosimo, Flavio Nascimento, Luci Léa Lopes Martins Tesoro e outros....

Reessalto o trabalho de outros professores da UFMT-RONDONÓPOLIS em prol da Memória, da História, da Cultura Matarial e Imaterial do municipio:

- a profa. Laci Maria de Araújo Alves pela sensibilização de várias gerações de estudantes de história que visitaram o bairro Vila Paulista e outras localidades do municipio e ainda, contribuíu para a criação dos espaços de memórias (Sala de Memória Japonesa; sala de Memória da Diocese; o Museu Rosa Bororo),

- o prof. Paulo Isaac pelo trabalho junto aos povos indígenas e o Museu Etnológico Siriema;

- o prof. Ivanildo José Ferreira que partilha comigo as iniciativas para o MUSEU UNIVERSITÁRIO (UFMT-RONDONÓPOLIS)

Bem como, outros que representam uma geração de trabalhadores culturais em especificades e desafios da contemporaneidade: Flavio Trovao, Paula Sampaio, Adilson Francisco, Aguinaldo Rodrigues Gomes,Valéria Filgueiras Dapper, Thaís Leão Vieira, Plinio José Feix, Odemar Leotti, Ney Iared Reynaldo...


Vamos continuar registrando nossa história cultural. 
Dra. Jocenaide M. R. Silva

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TRINTA E TRÊS AGENTES CULTURAIS ENVIAM PROJETOS PARA O EDITAL PROAC/2014. PARABÉNS RONDONÓPOLIS!




                                                                                                                      

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Rondonópolis reuniu-se semanalmente, a Partir de meados de janeiro de 2014, com o Propósito de elaborar, discutir, aprovar e encaminhar Documentos e minutas de Parágrafo implantar e Consolidar a Secretaria de Cultura-SECULT. 

                        Dia 19 de fevereiro a pauta de trabalho contemplou o edital  PROAC/2014 (RESOLUÇÃO Nº 28/2013 – CEC/SEC/MT) realizada em três etapas. No primeiro momento fez-se uma  minuciosa análise do edital  e  registrou-se  que o  número de projetos dos municípios do interior de Mato Grosso a serem contemplados,  por área e em suas especificidades são:  
Artes Cênicas – 09 projetos  (sendo 05 de exposição e 04 mostras); Artes Integradas – 08 projetos (05 festivais e 02 mostras) Cinema e Vídeo - 11 projetos ( 01 formação, 10 mostras ou exposição); Artes Visuais (01 formação, 10 mostras ou exposição); Cultura Popular, Folclore e Artesanato - 13 projetos (03 formação, 05 festivais e 05 feiras); Literatura - 06 projetos (05 edições e 01 feira); Música - 13 projetos (08 gravações e 05  festivais); e Patrimônio Cultura - 01 de revitalização. 

                    Na sequência,  recebeu os projetos protocolados pela SECULT-Rondonópolis até o dia 14 de fevereiro 2014.  A referida demanda  se configura em 33 (trinta e três) projetos em praticamente todas as áreas, exceto para  Cinema e Vídeo  e  Patrimônio Cultural.   

Artes Cênicas - 05 projetos, sendo 01 peça e 04 mostras
DANÇA E MAGIA – Laurimar Souza dos Santos 
FESTIVAL MATOGROSSENSE DE TEATRO DE BONECOS  -  Daniel Hora de Carvalho
I.B.D. – INDIVIDUAL BREAK DANCE – Marcile Aruda de Reses Souza
IV FESTIVAL DANÇARTE – Yasmini Ereio Venâncio 
RATIMBUM! PARARATIMBUM!  - Vilmar de Souza Machado 

Artes Integradas – 02 projetos de mostras
FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS DE RONDONÓPOLIS DE 2014 – Pedro Barbosa da Silva 
Iº PLANETANIA MATO-GROSSENSE: UM NOVO CONCEITO DE HUMANISMO PARA O SÉCULO XXI  - Pedrina Fagundes de Oliveira

Artes Visuais – 11 projetos de exposições 
BEIJA-FLORES DO ARAREAU – Nalme Alves Mendonça  
CAÇA EM EXTINÇÃO – Celso Amaro da Rocha 
CERRADO MATOGROSSENSE, ENCANTOS DE NORTE A SUL – Tânia Regina Pardo Lucas Freitas
CONCURSO DE FOTOGRAFIA DE MATO GROSSO – MINHA FOTO PREMIADA – Roney A. Maiolino Hernandes
HARMONIA EM CORES -  Nilson Queiroz Machado 
OLHAR NAS PONTAS DOS DEDOS – Samara Leitonas Franco Silveira
PANTANAL: WANDER MELO – Wander Melo 
PINCÉL DE OURO: UMA HOMENAGEM A SITÓ – Júlio César de Oliveira de Lara 
RESTAURAÇÃO HISTÓRICA DE JARUDORI – Gerson Rafael da Costa 
RONDON-POLIS: ARTE E HISTÓRIA EM TRAÇOS ARQUOTETÔNICOS E PERSONAGENS  - Djalma Alves dos Santos
UM PATRIMONIO DO POVO II – Laura Cristina oliveira de Lara 

Literatura - 04 projetos de edições e 01 feira;
AMOR E RESGATE - Aparecida Carvalho da Silva (Cidinha Carvalho) 
CERIMONIAL – NÃO TENHA MEDO? – Hermélio Nicolau da Silva 
MORBECK, O CAUDILHO DO GARÇAS – Ailon do  Carmo 
ROSA BORORO E O SEU CORONEL – Valter Barbosa Arantes 

Cultura Popular, Folclore e Artesanato – 03 projetos, sendo 01 formação e 02 feiras
FEIRA DE ARTESANATO NATALINO DA REGIÃO SUDESTE - Roseli Augusto de Oliveira 
FEIRA: ENCONTRO LINGUISTICO CULTURAL – Prefeitura Municipal de Rondonópolis 
MÃOS QUE CRIAM SABEDORIA – Valdeci Silva de Almeida 

 Música - 08 projetos, sendo 04 gravações e 03  festivais; 
ELAS EM DESTAQUE – Arthur de Souza Alvarenga
FESTIVAL DE FOLIA DE REIS COM GRAVAÇÃO DE CD – JOÃO BARCELOS LANGE 
TUDO JUNTO E MISTURADO – ART DA LATA -  Wualison de Jesus Nascimento 
QUINTAL DO ROOCK 2014 - Camila Cotte Graça Leite de Freitas  
CALINE E CAROL – MADRUGADA -  Luzia Maria de Oliveira 
ESPETÁCULO MUSICAL “VOCÊ É LUZ” – Sandy Mariani Souza Gonçalves 
JOAQUIM FILHO ACÚSTICO AO VIVO – Joaquim Silveira Filho 
RAIZES DA TERRA DE RONDON  - Mario Sergio Silva Franco 

                  Na terceira etapa,  os conselheiros procederam com a análise técnica de cada projeto, conforme é de sua competência, e, os encaminharão ao Conselho Estadual de Cultura. Bem como, farão publico, já que  se constitui uma aspiração coletiva a solicitação da sra. Yasmini E. Venâncio (ofício 001/2014) para que os resultados/pareceres de cada projeto apresentado ao edital PROAC/2014,  sejam encaminhados a SECULT-Rondonópolis e aos respectivos proponentes. Pois entende que este é um direito dos cidadãos,  e, portanto  precisa ser respeitado. Considerou também, que se faz necessário maior transparência no estabelecimento de critérios de seleção do edital que refletem as políticas culturais do Estado de Mato Grosso. 

                 Enfim, parabeniza os agentes culturais pelas iniciativas e se une em pensamentos e ações para que muitos sejam contemplados. E assim sendo, recomenda que desenvolvam com competência e compromisso social seus projetos, lembrando-se de contar com o apoio do  CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS CULTURAIS e da SECULT-RONDONÓPOLIS.               É uma honra participar das ações culturais de nossa cidade! Convidem-nos!


Jocenaide M. Rossetto Silva 
Alexandra Pimentel
Célia Morel